segunda-feira, 14 de abril de 2008

Decodificando o METAR


Minha primeira postagem será sobre o METAR por dois motivos. O primeiro por já ter um material pronto sobre o mesmo. Em segundo lugar pois já vi muitos pilotos, inclusive comandantes com mais de 20 anos de aviação com dificuldades em interpretar estas informações. Espero que seja produtivo tanto para os que estão estudando para a prova da ANAC bem como para os pilotos com mais de anos de profissão. Bom estudo a todos!

METAR


Grupos Constituintes

METAR (ou SPECI)
Localidade
Hora UTC
Dir/Vel do Vento
Visibilidades
Condições de Tempo
Nebulosidade
T° do Ar/T° do Ponto de Orvalho
QNH
Observações

Significado de cada grupo:

METAR
O termo METAR significa Observação meteorológica de rotina para a aviação(“Meteorological Airdrome Report").

LOCALIDADE

É o indicador de localidade (ICAO) a que se refere o METAR. Ex.: SBSP, SBKP, SBGR.

DIA e HORA

Dia e hora (e minutos se for SPECI) da observação em UTC, seguido da letra Z (facultativo o uso da letra Z).
Ex.: METAR SBGR 031000Z, SPECI SBFL 101015Z.

Direção e Velocidade do Vento de Superfície

Direção: A direção é informada DE ONDE VEM o vento, em relação ao norte verdadeiro (norte geográfico) e com 3 algarismos. Ex.: 36010KT.

Casos especiais:

1. Vento de direção variável será codificado VRB (Variable). Ex. VRB02KT.
2. Se durante o período de observação a direção do vento variar (= 60°) e a velocidade média do vento for >3KT as 2 direções extremas são informadas com a letra V inserida entre as 2 direções. Ex: VRB04KT 100V160 VRB12KT 360V090.
Ex. diversos: 00000KT - 12002KT - 36010KT – VRB02KT - 14015KT - VRB 12KT - 270V330.

Velocidade: A velocidade do vento é informada com 2 algarismos, exceção de quando for maior do que 99 KT.
- No Brasil foi adotado o nó (KT).
- Vento calmo é informado 00 KT.
Se for observado a ocorrência de “picos" de velocidade ('rajadas') que excedam a velocidade média de 10 nós ou mais, essa rajada será reportada inserindo-se a letra G (Gust = rajada) seguida do valor da rajada. Ex.: 12015G25KT (Rajada = 25KT).

Visibilidades

Horizontal:

- A visibilidade informada é estimada pelo observador meteorológico, sendo informada a menor visibilidade existente, sendo sempre dada em metros e com 4 algarismos.
- Se a visibilidade for menor do que 50m será considerada como zero e informada 0000.
- Valores de visibilidade situados entre 0m e 500m serão fornecidos com incrementos de 50m em 50m. Ex.: 0050 - 0100 - 0450 - 0500.
- Entre 500m e 5.000m serão fornecidos com incrementos de 100m em 100m. Ex.: 0500 - 0600 - 0800 - 1500 - 2400 - 2500 - 4000 -4800 - 5000.
- Entre 5.000m e 9.000m serão fornecidos com incrementos de 1.000m em 1.000m. Ex.: 5000 - 6000 - 7000 - 8000 - 9000.
Visibilidades ≥ 10km serão informadas pelo grupo 9999.

Obs: Se a visibilidade não for a mesma em todas as direções e houver diferenças mercantes entre elas. (Diferença marcante existe se houver uma visibilidade pelo menos 50% maior do que a mínima) a menor visibilidade informada será seguida por um dos pontos cardeais ou colaterais para indicar a direção desta visibilidade. Ex.: 1000N - 2000S - 3000NE - 1400S 6000N.

Alcance visual da pista – RVR(Runway Visual Range) – em português, AVP:

É a visibilidade que o piloto tem quando está no ponto de espera, pronto para decolar, ou quando está tocando no solo, ao aterrissar.

É incluído nos METARES/SPECI's de aeródromos que operam com pouso e decolagem de precisão sempre que o AVP for menor do 1.500m (Visibilidades maiores permitem a omissão do grupo).

É medida eletronicamente pelo Visibilômetro, com o grupo começando com a letra R (Runway), seguido do número da pista e de uma barra (/) seguido do valor da RVR em metros. Ex.: R11/1200 (RVR da pista 11 de 1200 metros).

Casos Especiais:

- Quando o RVR for menor do que o valor mínimo que o equipamento pode medir a RVR será informada precedida por M (Minus), seguido pelo mínimo que pode ser medido. EX. R29/M0050(RVR da pista 29 menor do que 50m).
- Quando o RVR for maior do que o equipamento pode medir a RVR será informada precedida pela letra P (PLUS), seguido pelo máximo que o equipamento pode medir. Ex.: R23/P1200 (RVR da pista 23 maior do que 1200m).

Caso haja RVR em mais de uma pista mas os valores observados sejam iguais em todas elas, será informado apenas o valor comum a qualquer uma delas.
Ex.: METAR SBPA 031000Z 00000KT 0500N R0800 FG 10/10 Q1030.

Visibilidade Vertical:

Em caso de céu obscurecido, quando não for possível ao observador identificar a nebulosidade eventualmente existente este grupo será substituído por VVhh, onde VV é sempre constante e hhh informa o valor da visibilidade vertical existente em centenas de pés. Ex.: VV000 (VIS VRT menor do que 100ft) VV004 (VIS VRT de 400ft) VV/// (VIS Vertical desconhecida).

Condições de tempo significativo

As condições de tempo usadas com maior freqüência nas mensagens METAR e SPECI no Brasil são as que abaixo se seguem.
Tais condições de tempo serão constituídas pela consideração das colunas de 1 a 4 da imagem publicada nesta postagem, em seqüência, e que contenham a intensidade (ou proximidade), seguida da descrição do fenômeno e depois pelo fenômeno meteorológico que estiver (em) ocorrendo no momento da observação.


Condições de Tempo

Este grupo informa as condições de tempo reinantes na hora da observação, conforme a tabela acima. Em geral é composto de um único fenômeno. Ex.: DZ, RA, FG, TS, BR, HZ, etc. Pode, contudo, ser relatado até um máximo de 3. Ex.: TSGRRA.

COBERTURA DO CÉU POR NEBULOSIDADE

Este grupo informa, de baixo para cima, a quantidade de nuvens e a altura da base da camada em 100 pés.

Sob circunstâncias normais os grupos de nebulosidade são formados por 3 dígitos, com os 3 primeiros indicando a quantidade de nuvens em oitavos de céu coberto e os 3 últimos a altura da base da respectiva camada.

Para expressar a cobertura do céu por nuvens significativas serão usadas as abreviaturas FEW, SCT, BKN e OVC e cujo significado é o seguinte:
1 e 2 oitavos serão informados como FEW (poucas nuvens)
3 e 4 oitavos serão informados como SCT (parcialmente nublado).
5 a 7 oitavos serão informados como BKN (nublado).
8 oitavos será informado como OVC (encoberto) .

Obs: Caso a nebulosidade existente sobre o aeródromo não seja considerada significativa será usada a sigla NSC (No Significant Clouds) no lugar de FEW, SCT, BKN ou OVC.

Obs: As nuvens convectivas significativas CB e TCU terão as suas abreviaturas explicitadas caso façam parte na nebulosidade. Ex.: FEW 004 SCT030CB BKN080 OVC240.

CAVOK

A sigla CAVOK virá no METAR ou SPECI substituindo os grupos de visibilidade horizontal, alcance visual da pista, condições de tempo e camada de nuvens sempre que as seguintes condições ocorrerem simultaneamente:
- a visibilidade horizontal for maior que 10 km.
- não houver nenhuma nuvem abaixo de 1.500m (5.000ft), sem CB (em qualquer nível) e sem precipitação.
Obs: Quando não houver nebulosidade e o termo CAVOK não puder ser usado será usada a abreviatura SKC (Sky Clear).

Temperatura do Ar e do Ponto de Orvalho

As temperaturas do ar e do Ponto de Orvalho são sempre dadas em graus Celsius inteiros, com 2 algarismos, separadas por uma “/”. Temperaturas negativas serão precedidas pela letra “M”. Ex.: 20/15 – 10/08 – 01/00 – 02/M01 - M01/M02.

Pressão Atmosférica

É a pressão da Estação (QFE), reduzida ao NMM para o ajuste do altímetro (QNH), arredondado para o hectopascal inteiro inferior. O valor do QNH virá sempre precedido pela letra “Q”, sendo que valores menores do que 1000 hpa's são precedidos por zero. Ex.: Q1020 – Q1000 - Q0998.

Se for dado em polegadas de mercúrio, virá precedido pela letra A.








Por hoje é só pessoal. Espero que tenha sido útil esta primeira de muitas postagens. Aproveitem e qualquer coisa enviem suas dúvidas, críticas e/ou sugestões. Abraços e bons e seguros vôos a todos!

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